terça-feira, 8 de maio de 2012

Apresentações


Apresentação


Aqui quem fala é a Elen e Oceane.
Somos alunas do "Lycée des Glieres" situado na região de Haute-Savoie, mais precisamente em Annemasse - França.
Somos alunas da turma de Português LV2. E este ano, nossa turma participa no concurso "VIAJ'ARTE LUSOFONIA". Escolhemos falar sobre a arte da dança das terras da lusofonia. Convidamos então todos os organizadores e os parceiros deste concurso para viajar conosco, através deste blog, pelas nações seguintes:



  •  Angola
  • Brasil
  • Cabo-Verde
  • Portugal
  • Moçambique
  • São Tomé e Principe
  • Timor-Leste

Muito obrigada de ter organizado este concurso. Assim descobrimos numerosas danças da lusofonia. O nosso encontro com a lusofonia permitiu-nos viajar através das diferentes danças apresentadas nesse trabalho. Foi um verdadeiro prazer.

LYCEE DES GLIERES
2 A AVENUE DE VERDUN
BP 527
74107 ANNEMASSE CEDEX


Angola



Angola
Apresentação:

Angola é um país da costa ocidental da Africa, cujo território principal é limitado ao norte e ao nordeste pela Rpublica democratica do Congo, a leste pela Zâmbia, ao sul pela Namibia e ao oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também  Cabinda, através do qual faz fronteira com a Republica do Congo a norte.

Sua capital: Luanda
Lingua oficial: Português
O Presidente: José Eduardo Dos Santos
Independência: 11 de Novembor de 1975

Kuduro (Angola)

KUDURO

Muito provavelmente o nome Ku-Duru vem também do quimbundo, ou ainda como o nome mesmo já supõe -duro, bunda-dura, até mesmo pelo próprio estilo da dança em que se tem o quadril duro.
O kuduro surgiu primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluiu para um género musical.

Kizomba (Angola)

KIZOMBA

Kizomba e uma dança muito confundida com o Zouk, ao ritmo ser muito semelhante.
Tem na sua origem o Semba, do qual evoluiu, passando de um ritmo mais tradicional, para um ritmo mais do agrado dos jovens, tornando-se uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par. Dançar Kizomba, é considerado como uma experiência única. Muito juntos ao pé um do outro, os parceiros movem-se de uma maneira sensual, onde conduzir e ser conduzido encontra uma nova dimensão..

Brasil

Brasil
Apresentação:

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior pais da América do Sul e o quinto maior do mundo
Delimitado pelo oceane Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. É limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departemento ultramarino francês da Guiana Francesa a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Boliva e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Urugai

Sua capital: Brasilia
Lingua oficial: Português
O presidente: Dilma Rousseff
Independencia: 7 de Septembro 1822

Forro brasileiro


           FORRO NORDESTINO



FORRO BRASILEIRO

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Por isso o nome de "Arrasta-pé".

A dança do forró é feita em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário:

  • O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram), também conhecido pelo termo "Cretinagem".
  • O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são:
> dobradiça - abertura lateral do par;
> caminhada - passo do par para a frente ou para trás;
> comemoração - passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama;
> giro simples;
> giro do cavalheiro;
> oito - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro.

Forro universitario





 FORRO UNIVERSITARIO

Samba brasileiro




SAMBA BRASILEIRO


O samba é um gênero musical , do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
Existem varios tipos de danças, os principais são:
  • Samba de partido altoCom letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes
  • Pagode Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos.
  • Samba carnavalescoMarchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos
  • Samba de gafieira Tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.

SAMBA DE GAFIEIRA






Funck ( Brasil)

Funk

O funk carioca é um estilo musical oriundo do Rio de Janeiro, mais precisamente das favelas. Nâo é como o funk dos Estados Unidos

Treine as reboladas fortes, fazendo círculos grandes, como se estivesse equilibrando um bambolê. As pernas devem estar semi-abertas e os joelhos subindo e descendo. Comece com movimentos lentos e vá deixando-os mais rápidos, até parecer que o seu bumbum está tremendo. Tente dobrar e desdobrar os joelhos, subindo e descendo, até conseguir chegar ao chão.


Frevo (Brasil)

Frevo

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, ferver, que passou a designar: efervescência, agitação, apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval.

As sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais.


A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

Cabo Verde


CABO VERDE 
Apresentação:

Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dakar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guié-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagos. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a leste, perto de Dakar, no Senegal.

Sua capital: Praia
Lingua official: Português
O Presidente: Jorge Carlos Fonseca
Independência: 5 de Julho de 1975

Batuque (Cabo verde)

Batuque



O batuque tradicional desenrola-se segundo um ritual preciso.
Numa sessão de batuque, um conjunto de intérpretes organizam-se em círculo num cenário chamado terreru. Esse cenário não tem de ser um lugar específico, pode ser um quintal de uma casa ou no exterior, numa praça pública, por exemplo.
A peça musical começa com as executantes, desempenhando o primeiro movimento, enquanto que uma das executantes dirige-se para o interior do círculo para efectuar a dança. Neste primeiro movimento a dança é feita apenas com o oscilar do corpo, com o movimento alternado das pernas a marcar o tempo forte do ritmo. No segundo movimento, enquanto as executantes interpretam o ritmo e o canto em uníssono, a executante que está a dançar muda a dança. Neste caso, a dança é feita com um requebrar das ancas, conseguido através de flexões rápidas dos joelhos, acompanhando o ritmo.

Funana (Cabo Verde)

 FUNANA

Como dança, o funaná é dançado aos pares, com os executantes com um braço enlaçando o parceiro, enquanto que com o outro braço mantêm as mãos dadas. A dança é efectuada imprimindo rápidas e fortes flexões alternadas de cada um dos joelhos, marcando os tempos do compasso. No modo de dançar mais rural, os corpos estão ligeiramente inclinados para frente (havendo contacto nos ombros), e os pés levantam-se do chão. No modo de dançar mais urbano, mais estilizado, os corpos estão na vertical (havendo contacto na zona peitoral), e os pés arrastam-se pelo chão.

Portugal

PORTUGAL



Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um pais soberano unitario localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Peninsula Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km²,sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlantico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autonomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu.

Sua capital: Lisboa
Lingua official: Portugues 
O presisdente: Anibal Cavaco Silva

Fandango (Portugal)



FANDANGO

Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barocco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor).

Corridinho (Portugal)


CORRODINHO
O corridinho era bailado com os pares sempre agarrados, formando uma roda, as raparigas por fora e os rapazes por dentro. Ao girar da roda, os pares evoluem, portanto, de lado. A certa altura,quando a música repica,, isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares agarrados giravam no mesmo lugar( ou seja, faziam a escovinha), após o que a roda de novo retoma a sua evolução, normalmente para o lado direito.

Cantiga de roda (Portugal)

CANTIGA DE RODA 



Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodia folclorica, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclorica, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binario  porém não raramente também o ternário e o quaternário. 

Moçambique


Moçambique 
Apresentação:

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da Africa Austral, limitado a norte pela Tanzania, a noroeste pelo Malawi e Zâmbia, a oeste pelo Zimbabwe e a leste pelo Canal do Moçambique e o Oceano Indico, a sul e sudoeste pela Africa do Sul e Suazilânda. No Canal de Moçambique, tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagàscar, a coletividade departamental fransesca de Mayotte e as ilhas Juan de Nova, Bassas da India e Ilha Europa, pertencentes às Ilhas Esparas das Terras Austrais e Antàrticas Fransescas.

Sua capital:Maputo 
Lingua official: Português 
 O Presidente:  Armando Guebuza 
Independência: 25 de Junho de 1975

O TUFO

LKFGK,KHJ

Marrabenta (Moçambique)


A MARRABENTA

A palavra marrabenta vem do verbo "rebentar" ("arrebentar", em vernáculo local), numa provável referência às guitarras baratas cujas cordas rebentavam com facilidade. As letras das canções, frequentemente em dialetos locais, cantavam o amor, a vida quotidiana, a história de Moçambique e faziam também críticas sociais inerentes ao desejo de liberdade do povo moçambicano


Dada a falta de aprendizagem académica dos moçambicanos, este género surgiu de uma fusão da música europeia com os ritmos tradicionais de Moçambique. Normalmente, era tocada por um cantor masculino, acompanhado por um coro de mulheres, e tocada com instrumentos feitos de materiais improvisados, como latas de óleo, fios de pesca e pedaços de madeira.

Sao Tomé e Principe

 São Tomé  e príncipe
 Apresentação:

é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Ilha do

príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

Sua capital: Sao Tomé
Sua lingua oficial: Portugues
O Presidente: Manuel Pinto da Costa
Independência: 12 Julho de 1975

Puita ( São tomé e principe)

A PUITA

Organizados em filas indianas, sem um número definido pessoas, as raparigas posicionam-se de um lado e os rapazes de outro, de modo a que fique um grupo defronte ao outro. Após o toque da música começam a dançar.

Em que consiste a dança?

Um rapaz desloca-se da sua fila e vai ao encontro a sua parceira e vice-versa e encontram-se no centro onde decorre a dança.
Dão a primeira, segunda e terceira “cumba” e regressam aos seus lugares, a seguir vem outro par e assim sucessivamente até todos dançarem e se possível repetir a ronda até que a música termine.

TIMOR LESTE





   Timor-Leste
Apresentação:




Timor-Leste (oficialmente chamado de República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo
Sua capital é Díli, situada na costa norte.
Conhecido no passado como Timor Português, pois foi uma colónia portuguesa até 1975,
Em 28 de Novembro de 1975, Timor-Leste conceguiu sua idependência de Portugal. Mais o país continuou ocupado pela indonesia

A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste.


O Tebe ( Timor Leste)

Tebe
O tebe, palavra em tétum que literalmente significa dançar, é um género tradicionalmente executado em todas as casas de Timor-Leste, durante a época das colheitas ou ainda na abertura de uma casa sagrada. É uma dança em roda ou em meia-lua, composta por uma ou mais melodias, com variações e sem acompanhamento instrumental, executada por elementos femininos e masculinos entrelaçados alternadamente. O círculo ou a meia-lua alarga-se ou concentra-se, enquanto os dançarinos saltam, batendo ritmadamente e entusiasticamente os pés no chão em determinadas sílabas. Trata-se de um género que se destina a ser executado como um diálogo entre dois interlocutores (independentemente do sexo), implicando uma estrutura musical do tipo pergunta-resposta.

Conclusão



A escolha desse assunto foi por preferência da nossa parte sobre a arte da dança. Pois além de gostar muito de dançar também gostamos muito de aprender culturas novas. Graças a este concurso, pudemos praticar as duas coisas.

Para mim, Oceane, de todas as danças tratadas, a minha preferida é a Kizomba. Porque é muito representativa e muito sensual.
E pra mim, Elen, a dança que mais gostei foi o Frevo, pois é uma dança muito alegorica, e pouco conhecida pelos estrageiros. Pois  quando falamos do Brasil, lembramos somente do samba sendo que existem outras danças e outras culturas também interessante que o samba.
Para finalizar, gostariamos de agradecer aos diretores do concurso que nos permitiram de aprender mais sobres os paises lusofonos e a nossa professora que nao nos ensina apenas un novo indioma mas também uma nova paixão, o Português.
 Nossa viagem termina aqui.
Espero que vocês tenham gostado de viajar conosco e aprender mais sobres as danças tradicionais dos paises lusofonos assim como nos aprendemos. 
São com essas palavras que nos despedimos. Até breve !!!